segunda-feira, 18 de maio de 2015


Os sete erros dos candidatos a emprego


Durante muito tempo trabalhei com recrutamento e seleção, muitas vezes eu, como psicóloga responsável pela contratação, chegava a torcer para que o candidato não fizesse certas besteiras – ou eu teria que reprová-lo. Muitas vezes minha torcida não era suficiente, aquele candidato que tinha tudo para ser admitido armava sua própria forca e eu não tinha como colocá-lo na empresa. Eu percebia que estava diante de um excelente profissional mas esta visão era embotada por certos erros e o gerente do setor, que faz a ultima entrevista e decide, não conseguia ver este bom candidato por trás das falhas.

1- Usar roupas em desacordo com a função que exercerá.

Não adianta nada você prometer na entrevista que no dia que iniciar nesta empresa estará com as vestes adequadas. As pessoas formam uma imagem sua pelo que estão vendo e associam sua capacidade profissional pela imagem – infelizmente, mas é a realidade. Muitos têm medo de usar sua melhor roupa e depois não conseguirem manter o padrão. Não há o menor problema, usar a melhor roupa significa que você dá importância aquele momento e valoriza àquela empresa – mesmo que a empresa forneça uniforme. E você não perde a oportunidade em mostrar como fica bem quando está bem vestido.
Uma vez um empresário tirou um candidato da fila e o trouxe diretamente à minha sala para que eu o atendesse antes, pois teve uma “impressão de ser um ótimo candidato”. Mas a única diferença deste candidato era que estava usando roupas sociais - e a empresa era muito formal.

2- Chegar atrasado à entrevista.

Essa atitude é a primeira informação que você está dando a respeito de sua postura. Chegar atrasado significa que você é um péssimo estrategista que não soube calcular a distancia ou o transito na melhor das hipóteses, pois na pior das hipóteses você passa a impressão de não se comprometer com nada.
Não adianta exagerar e chegar adiantado demais, você só vai deixar a recepcionista constrangida de tanto olhar para você e ainda passará a impressão de ser péssimo em logística. 10 a 15 minutos  de antecedência são suficientes.

3- Fazer um currículo tipo “mil e uma utilidades”.

Se você domina várias áreas faça um currículo para cada uma. É muito estranho contratar um advogado que sabe desenhar maravilhosamente. Pra que?
Coloque no currículo o que for de fato relevante. Se estudou na escola publica não precisa mencionar o nome da escola, mas se fez uma bela escola reconhecida por oferecer excelente base pode mencionar mesmo que tenha frequentado esta escola apenas no primeiro grau.
Viagens a exterior também são bem vindas conforme a função exercida – mas acrescente o aprendizado retirado de cada uma, por exemplo: Visão ampliada no se refere ao atendimento ao publico, etc.
Nunca, mas nunca mesmo coloque fotos do cachorro ou dos filhos no currículo – motivos óbvios.
Coloque no currículo tudo o que você domina e sabe fazer, independente de ter frequentado cursos específicos ou de experiência anterior.

4- Deixar a ansiedade tomar conta de sua voz e postura.

Se preocupar demais com temas irrelevantes como, por exemplo, como vai movimentar as mãos, deve cruzar as pernas ou não, deve colocar a pasta do lado direito ou do lado esquerdo. Por mais que tenha mil amigos dando dicas que parecem mais superstições do que outra coisa, acredite em mim, focar nisto só te deixará com um comportamento mecânico, preocupado e artificial.
Acredite no meio termo, não fique à vontade demais a ponto de colocar os pés na cadeira, nem duro demais a ponto de pedir permissão para sentar. Com o tempo, depois de contratado, você vai sentir qual é o clima nesta empresa e você verá se pode sentar na mesa ou dar tapinhas na cabeça do chefe.
Prepare-se, estude a empresa na internet e vá para entrevista sabendo do que eles precisam e sabendo que você será um excelente colaborador.

5- Colocar questões pessoais na entrevista.

“Preciso deste emprego porque meu aluguel aumentou”.
“Queria trabalhar aqui porque é perto de casa”.
“Minha esposa está grávida então preciso começar a trabalhar nesta semana”.
Passar a impressão de que a empresa deverá resolver seus problemas é uma péssima ideia.
Eu sempre orientei a quem faz contratações a nunca contratar quem está entrando na empresa para resolver suas questões pessoais, pois dificilmente esta pessoa verá a empresa como um local onde deve prestar serviço, verá a empresa como o local que resolve seus problemas pessoais. Na entrevista de emprego mostre as vantagens que a empresa terá em lhe contratar (e não quais as vantagens que você terá), quais quais colaborações você tem a oferecer.

6- Falar mal da empresa anterior.

É muito antipático. Por mais que você só tenha verdades a dizer você dará a impressão de ser uma pessoa muito critica – no mal sentido. E sua imagem será associada a todas as cenas desagradáveis que mencionar. E você não quer isso.

7- Excesso de modéstia.

Não tenha medo de ser arrogante. Numa entrevista de emprego você está vendendo um produto: seu serviço. Se você não mostrar que este produto tem qualidade como é que o outro vai querer ter você no quadro de funcionários? Não focar o quanto você será útil para empresa, o quanto poderá produzir não convencerá a empresa a te contratar. Você está sendo contratado para resolver um grupo de problemas da empresa e deve mostrar que é capaz.
Enfim, este texto não está dizendo que o psicólogo lhe interpretará mal, mas sempre há funcionários da empresa envolvidos no processo de seleção que não são especialistas em comportamento e por isso poderão se deixar influenciar pelo menos importante.

Se você perceber que está jogando oportunidades fora, procure-nos e será treinado para tal apresentação
CTB - Profissionais formando Profissionais


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações

CTB

Parceiros

seja nosso parceiro

Malaquias Filho Advogado

Malaquias Filho Advogado

MIL FORMAS

mil formas